Como ajustar as taxas de retirada para uma aposentadoria segura e confortável ?
Um dos maiores dilemas para quem planeja se aposentar com um patrimônio líquido e viver dele é determinar a taxa de retirada ideal. Uma taxa de retirada agressiva pode levar ao esgotamento prematuro da riqueza. Por outro lado, comprometer o estilo de vida ou colocar o consumo futuro em risco, seja pela volatilidade do mercado ou por um excesso de conservadorismo, também não é uma solução desejável.
Além disso, a maioria das famílias gostaria de deixar um legado: um patrimônio financeiro para os filhos, a fim de ajudá-los após a partida dos pais.
Nesse contexto, existem quatro variáveis que você precisa considerar ao definir a melhor forma de consumir o patrimônio na aposentadoria: alocação de ativos (Asset Allocation), taxa de retirada inicial, flexibilidade de retirada e tempo. Como discutimos anteriormente, ao ajustá-las, podemos equilibrar o risco patrimonial e o risco de consumo, identificando a melhor estratégia para um investidor específico.
Revisão do Artigo
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Ibee - Investimentos baseados em evidências para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.